sexta-feira, 20 de março de 2009

Aos arquitetos

Meu amigo (e arquiteto) Lucas enviou este email:


"Aos queridos arquitetos...
Leiam, é uma carta da escritora Annie Choi, para a Pidgin Magazine (publicada pelos alunos da Princeton School of Architecture.)
Queridos arquitetos, estou de saco cheio de vocês!!
Uma vez, há muito tempo atrás, eu tive um amigo que estava estudando arquitetura para se tornar, presumivelmente, um arquiteto.
Este amigo me apresentou a outros amigos, que também estavam estudando arquitetura. Então, esses amigos tinham outros amigos que eram arquitetos – arquitetos de verdade fazendo arquitetura de verdade, por exemplo, projetando condomínios de luxo que pareciam muito com vibradores de vidro. E esses arquitetos de verdade conheciam outros arquitetos de verdade e agora as únicas pessoas que eu conheço são arquitetos. E todos eles projetam vibradores de vidro onde eu nunca irei trabalhar ou morar e que servem apenas pra obstruir a minha vista de New Jersey.
Não me levem a mal, arquitetos. Eu gosto de vocês como pessoas. Eu acho que vocês são legais, cheiram bem a maior parte do tempo e eu gosto dos seus óculos. Vocês têm o cabelo doido e, com sorte, a maioria dele deve estar nas suas cabeças. Mas eu não ligo para arquitetura. É verdade. É com isso que realmente me importo:
* burritos
*ouriços
*caféComo vocês podem ver, arquitetura não está na lista. Eu acredito que arquitetura se encaixa em algum lugar entre o fungo da unha do dedão do pé e a colonoscopia invasiva na lista de coisas que me interessam.
Talvez, se vocês não falassem tanto sobre arquitetura, eu seria mais interessada. Quando vocês apontam para um cilindro de vidro e dizem, com orgulho, "Ei, meu escritório projetou aquilo", eu rio e digo que parece um bong. Vocês viram a cabeça com nojo e vergonha. Vocês pensam, obviamente ela não entende. O que ela entende? Ela é apenas uma escritora. Ela não é arquiteta. Ela respeita vogais, não pênis de vidro. E então vocês dizem agora eu estou projetando um Lifestyle Center, eu pergunto o que é e você diz que é um lugar que oferece produtos e serviços e comércio de produtos e eu digo você quer dizer igual um shopping center e você diz não. É um Lifestyle center. Eu digo que me parece um shopping. Eu sou do Valley, caramba. Eu conheço Shopping Centers.
Arquitetos, eu não vou mentir, vocês me confundem. Vocês trabalham 60, 80 horas por semana e ainda estão sempre pobres. Por que vocês não me pagam uma bebida? Onde está a sua generosidade? Talvez vocês tenham gasto em merlots. Talvez vocês tenham gasto com prostitutas. Eu não tenho certeza. É um mistério. Eu vou deixar para que os cientistas descubram.Arquitetos amam discutir o quanto eles tem dormido. Um irá contar que ele ficou no escritório até às 5 da manhã e voltou pra lá 2 horas depois. Então, o outro dirá ah isso não é nada. Eu não durmo faz uma semana. E o outro irá dizer, adivinhe, eu nunca dormi na minha vida. Meus queridos arquitetos, a proporção do quanto você trabalhou e do quanto você completou de serviço não esta relacionada com o número de horas que você não dormiu. Vocês já ouviram falar de Rem Koolhaas? Ele é um arquiteto famoso. Eu sei disso porque vocês me disseram que ele era famoso. Eu ouvi que Rem Koolhaas está sempre dormindo. Ele está, eu presumo, dormindo nesse momento. E eu ouvi dizer que ele sempre termina seus projetos. Eu tbem ouvi que ele esta fazendo um predio que nao parece um pênis de vidro, mas sim uma vagina de concreto. Quando você dorme mais, você concebe vaginas. Vocês todos podem aprender com Rem Koolhaas.
Por favor, entendam que a vida é difícil para mim. Arquitetos são uma parte importante da minha existência. Eles me ligam às 11 da noite e dizem que acabaram de sair do serviço, eu estou com fome? Escute, é praticamente meia-noite. Eu comi há horas atrás. Na verdade, foi há tanto tempo que eu estou com fome novamente. Então sim, eu vou. Dai eu vou e lá estarão outros arquitetos conversando sobre atalhos do AutoCAD e alguma coisa sobre painéis eletricos e vocês acreditam que foi tudo que fiz hoje... que saco! Eu olho ao redor da mesa para os pobres, os cansados e os famintos e penso comigo mesma, Eu só tenho uma bala sobrando no meu revólver, quem eu vou escolher?!
Eu tenho um amigo que é medico. Ele me da drogas. Eu as aproveito. Eu tenho um amigo que é advogado. Ele me ajudou a processar o proprietário da casa onde moro. Meus amigos arquitetos nunca me deram nada. Nem drogas, nem conselhos médicos, e eles nem sabem escrever uma petição judicial. Uma vez, um arquiteto descobriu que meu apartamento tinha 187 pés quadrados. Aquilo foi legal. Muito obrigada.
Suponho que poderiam me perguntar o que uma pessoa como eu pode oferecer para arquitetos como vocês. Eu trago alegria. Eu grito com arquitetos quando eles começam a conversar sobre arquitetura. Eu os obrigo a discutir sobre assuntos mais interessantes, como por exemplo, ovos de peru. Por que nós comemos ovos de galinha, mas não comemos ovos de peru? Eles são maiores. E as pessoas realmente gostam de perus. Viu? Eu não tenho medo de fazer perguntas difíceis.
Então, queridos arquitetos, estarei por ai, por enquanto. Eu espero que um dia algum de voces se torne médico ou advogado, ou me ajudem com meus impostos. E nós vamos dar risada dos dias que vocês gastaram a noite inteira falando sobre um europeu com quem você nunca encontrou e que projetou um prédio que você nunca ira ver porque você está muito ocupado trabalhando em algo que nunca será construído. Mas, mesmo se esse dia não chegar, pode me ligar mesmo assim, eu estou livre.
Annie Choi"

Um comentário:

3dO - Imagens para Arquitetura disse...

Que droga, é a minha vida...rs
Na verdade eu não passo os dias projetando, eu passo os dias pensando em como não fazer da vida um projeto.

Beijos